Por Edite Neves
Vai lá: Oficina de brinquedo de sucata_ http://percussaoesucata.blogspot.com/
O brincar é uma ação que envolve múltiplas aprendizagens, pois a brincadeira não é algo dado na vida do ser humano, ou seja, aprende-se a brincar desde cedo nas relações que os sujeitos estabelecem com os outros, com o meio e com a cultura. Pois, o brincar não apenas requer muitas aprendizagens, mas constitui um espaço de aprendizagem. O brincar também supõe um aprendizado de forma particular de relação com o mundo ainda que marcada pelo distanciamento da realidade com o da vida comum, mesmo que sendo ela o referencial
A criança tem possibilidade de mudança e renovação da experiência humana, o que para nós adultos, muitas vezes não somos capazes de perceber, pois, ao olharmos para ela queremos ver a nossa própria infância espelhando o futuro adulto que se tornará.
Na nossa realidade sócio-cultural não contempla as práticas junto às crianças, mas é preciso que ocorra uma alteração nas rotinas, nas grades de horários, na organização dos conteúdos e das atividades abrindo um espaço para que possamos junto com as crianças brincar e produzir cultura. Porque muitas vezes estamos aprisionados pelos horários e conteúdos rigidamente estabelecidos e não encontramos um espaço para incluir a brincadeira no nosso cotidiano seja escolar ou não.
A liberdade no brincar se configura no inverter a ordem, virar o mundo de ponta-cabeça, fazer o que parece impossível transitar em diferentes tempos. A noção de liberdade está associada, entretanto, não à ausência de regras, mas à criação de formas de expressões e da ação do brincar.
É no brincar que as crianças vão se constituindo como agentes de sua experiência social organizando com autonomia suas ações e interações, elaborando planos e formas de ações conjuntas, criando regras de convivência social e de participação nas brincadeiras.
A criança esta sempre disposta a brincar com os diferentes materiais e/ou brinquedos o importante é se encantar e deixar o faz-de-conta acontecer como se fosse a única coisa importante, naquele momento.
Passando para relatar que amo muito voc^^es duas viu... muitos bjus!
ResponderExcluirAsé minha doidinhas prediletas!